Ler e escrever

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Depoimentos:Ler e Escrever

Luciana leme Barbosa Belkiman


José Cláudio Pires


Os depoimentos dos autores e personalidades que li são de pessoas que tiveram desde sua infância o gosto pela leitura,mas esse não foi o meu caso.Desde pequeno não gostava de ler ainda mais quando a professora mandava ler aqueles livros horríveis (eu só me lembro de ter gostado de duas ou três histórias, no máximo!).Mas vejamos a conseqüência de não ler (naquela época):não tinha argumento,era péssimo em redação,só tirava 2 ou 3.Não me lembro quando tudo mudou,mas provavelmente foi quando tive,no meu emprego,acesso a jornais e revistas,jornal eu lia de traz para frente,tudo.Isso possibilita á pessoa ter informação.Hoje, tenho 2 meninos,um adora ler o outro,não.A gente incentiva, mas o gosto pela leitura aparecerá, acredito,  naturalmente.

Marinéia Garbelotti do Prado

  
Como depoimento, uma coisa que me marcou muito foram às horas de  contar histórias , vó Mariquinha reunia seus vários netos e mais algumas crianças  vizinhas e lá ficávamos encantados  ouvindo  suas histórias. Foram muitas histórias e às vezes ela recitava ou cantava também. Algumas eram tão boas que pedíamos para repetir e sempre ela contava de um jeitinho diferente. Acho que a melhor delas era a da Sopa de Pedrinhas.Recordo bem até hoje. Hoje minha mãe também adora contar  as historias para seus netos (inclusive meus filhos). Outro dia encontrei um dos vizinhos e recordamos exatamente sobre esses momentos que foram marcantes para todos nós. Quanta saudade...


Elsa Regina Duarte de Camargo

Na minha infância não tínhamos livros em casa. Na época me lembro que quando íamos fazer compras, os produtos eram embalados com jornais.Meu pai os guardava e a noite abria sobre a mesa, depois fazia alguns comentários sobre algo que lhe mais interessava.Esse era o único contato com a leitura, muito precioso, na época não dava muito valor.Quando entrei na escola, tínhamos que decorar o alfabeto e a tabuada, não tinha muito gosto pela leitura, até que no ano seguinte, aquele rigor escolar foi amenizado pela forma descontraída com que minha adorada professora Cidinha ensinava e contava histórias. Acho que nós professores temos que descobrir o prazer da leitura para lermos para nossos alunos de forma prazerosa, divertida, enfim, que permita experimentar e conhecer os desafios que virão.


Regina Pereira da Silva


A escola que queremos é aquela que forma cidaddãos de bem e onde todos estão envolvidos numa só ação: escola e cominidade. Ter hábitos de leitura no cotidiano vai além de escovar os dentes, ler não é só fazer uma boa interpretação de texto  ou redigí-lo bem, mas ela abre novos horizontes para nossos sonhos.
          A dificuldade de ler um bom livro sempre esteve presente na minha vida escolar: não tinha dinheiro para comprá-los, pois tinha seis irmãos, aliás, nem me lembro se tínhamos livros.O único livro escolar era  surrado , minha mãe o comprava  a preço   de “ouro”.
A cartilha Suave faz-me lembrar perfeitamente das lições de “A pata  nada”, por isso que a comprei na banca. Quis relembrar o passado.
          Sou filha de pais não alfabetizados, recebi pouco incentivo por parte deles, graças a uma amiga de trabalho, ainda continuo na luta para ler bem, mesmo conhecendo as minhas dificuldades. A leitura é uma porta aberta para o conhecimento e deu-me a possibilidade de conhecer um mundo cheio de oportunidades. A jornalista Danuza Leão, no seu depoimento, fez-me lembrar dos meus tempos de escola, da professora Frida que me incentivou a ler, pena que estive com ela apenas  por um ano, mas foram momentos maravilhosos para mim.
          Hoje já consigo ler. Estou lendo  a História de Jó, um personagem da Blíblia Sagrada. Ler  é obter o conhecimento que nos traz  sabedoria.

   
Sandra Aparecida Bruno Prachedes.
  
A leitura sempre foi muito importante e presente na minha vida. Fiquei profundamente feliz ao saber que o tema deste módulo era a leitura. Desde pequena, comecei a ler e a descobrir um mundo novo, cheio de novas aventuras e personagens. O ato da leitura é algo sublime, além de te levar a novas eras, novas realidades, te dá mais vocabulário para conversar e escrever. Uma boa leitura abre sua cabeça e seus conhecimentos a coisas novas. 
Mesmo sendo professora de exatas, amo a apreciação de um bom livro.
Todos deveriam ser cientes de que sem a leitura não somos ninguém. É através dela que fazemos tudo, desde receber notícias nos noticiários até interagir nesse fórum. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Melhor Gestão, Melhor Ensino