Ler e escrever

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Plano de Aula: Melhor Gestão, Melhor Ensino.

Autores: José Cláudio Pires, Marinéia Garbelotti do Prado, Elsa Regina Duarte de Camargo, Regina Pereira da Silva e Sandra Aparecida Bruno Prachedes.

Nome da Aula: Descobrindo e Investigando Sequências.

Ano: 6º ano poderá ser adaptado para o Ensino Médio

Duração aproximada: Uma semana.

Materiais que serão usados: Uno (jogo), lápis, folhas, marcadores de textos, etc.

Conteúdo: Sequências Numéricas,
Sequência é sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem.
          É comum percebermos em nosso dia a dia conjuntos cujos elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequência, exemplo, todos nós sabemos que o Brasil é penta campeão mundial de futebol e os anos, em ordem cronológica, em que ele foi campeão mundial são: 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002. Essas datas formam um conjunto com os elementos dispostos numa determinada ordem.O estudo de sequência dentro da matemática é o conjunto de números reais dispostos em certa ordem. Assim chamado de sequência numérica.
Justificativa:
O trabalho inicialmente será informal, conceituando. Com o tempo o aluno perceberá como a sequência, freqüentemente será usada no seu cotidiano e compreender as vantagens de representar sequências numéricas por leis matemáticas.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:

Será utilizada situação prática:

·       Leitura: - História em quadrinhos, textos instrucionais.

·       Escrita: - Produção de pequenos textos, sequências numéricas nas frases de textos, descobrindo um padrão.

·       Explorando sequência: - Você aprendeu? (apostila páginas 19 a 21).



·       Sensibilização:A origem do nome das notas <dó ré mi fá sol lá si>

·       Jogo-UNO® é um jogo de cartas
Habilidades:

·       Identificar sequências numéricas.

·       Determinar padrões nas sequências numéricas e, sempre que possível, aplicá-los na resolução de problemas cotidianos.

Competências:

·       Compreender as Ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por acumulação, continuidades ou ruptura de paradigmas, relacionando o conhecimento científico com as transformações da sociedade.

·       Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre seqüências numéricas.

·       Analisar qualitativamente dados quantitativos e representá-los no contexto socioeconômico científico ou cotidiano em que participa.


·       Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola no cotidiano e outros contextos relevantes à sua vida.

 Etapas Previstas:

1.     Exploração de diferentes atividades para identificar sequência.

2.     Diálogo com os alunos sobre os padrões de sequências.


3.     Organização de textos em que participaram de leituras e escritas. Serão lidas e exploradas suas sequências.

AVALIAÇÃO:

          As atividades serão desenvolvidas em duplas com orientação e supervisão. Ao final das aulas, o aluno será capaz de:

·       Identificar sequências.

·          Capaz de criar e registrar adequadamente sequências, descobrindo padrões.
Situação de Aprendizagem:


Para começar, Observe os quadrinhos desta tirinha do Calvin.


Etapa-01

OS QUADRINHOS DESSA HISTÓRIA ESTÃO POSICIONADOS NA SEQUÊNCIA CORRETA? NUMERE-OS MENTALMENTE: 1º, 2º, 3º E 4º PARA QUE A HISTÓRIA TENHA SENTIDO.


ATENÇÃOUma sequência implica ordem. Em nosso cotidiano, as ações obedecem a uma certa ordem. Por exemplo: - Você é capaz, de, mentalmente, colocar em sequência suas  principais ações do dia de hoje? É lógico que tomar café da manhã vem antes de almoçar, que por sua vez, vem antes de jantar.

A ordem dos termos, frases e elementos que compõem uma sequência são importantes.

Etapa-02

Sequência: - Texto Instrucional: Higiene das mãos.

Leitura e Análise de Texto

  1. Quantas ações devem ser executadas para levar as mãos corretamente?
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  1. O que deverá ser utilizada para a lavagem das  mãos?
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  1. Numere as ações do texto de modo que estejam na ordem corretamente dos fatos:


·       (    ) Enxágüe todo o sabão

·       (    ) Esfregue bem as palmas

·       (    ) Enxugue as mãos com toalha

·       (    ) Molhe as mãos com água
  

Etapa-03

Descubra seu padrão?


Há uma seqüência numérica nessas frases. Descubra?
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Etapa 04
Notas musicais, também é uma sequência

Sensibilização


1.Origem do nome das notas «dó ré mi fá sol lá si»
O nome das notas (, , mi, , sol, , si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queantlaxis,
Resonarefibris,
Mira gestorum,
Famulituorum,
Solve polluti,
Labiireatum.
Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni BattistaDoni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para osolfejo, e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de "Sante Iohannes" ("São João")




Etapa-05





Etapa 05

Jogar Uno



UNO® é um jogo de cartas mundialmente famoso da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir muita diversão.
A seguir listaremos as regras e explicaremos o que você precisa saber para jogar UNO®.

Participantes

UNO® é recomendado para crianças e adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e 10 pessoas.

Baralho

Para jogar UNO® é necessário comprar um baralho próprio para o jogo, um baralho criado pela Mattel. Esse baralho é composto por 108 cartas, sendo:


·                            19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
·                            19 cartas amarelas - de 0 a 9;
·                            8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
·                            8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
·                            8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
·                            4 cartas “Muda de cor”;
·                            4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”
·                            19 cartas verdes - de 0 a 9;
·                            19 cartas vermelhas - de 0 a 9;
·                            19 cartas amarelas - de 0 a 9;
·                            8 cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
·                            8 cartas “Salta” - duas de cada cor;
·                            8 cartas “Inverte” - duas de cada cor;
·                            4 cartas “Muda de cor”;

·                            4 cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”

Objetivo

Ser o primeiro jogador a fazer 500 pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas dos oponentes.

Como jogar UNO®?

Para decidir quem começa, cada jogador recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.
Depois as cartas são embaralhadas e cada jogador recebe 7 cartas.
O jogador que ficar à esquerda de quem distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentido horário.

As cartas que restaram são viradas para baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta desse monte é virada para cima numa pilha ao lado - a pilha de descarte.

Cada jogador deve jogar uma carta que seja da mesma cor, que tenha o mesmo símbolo/número da carta virada na pilha de descarte ou uma carta de ação do tipo “Muda de cor”/”Muda de cor e compra 4 cartas”. Caso não tenha nenhuma carta que satisfaça essas condições, o jogador deverá comprar uma carta da pilha de compras e, se a carta for jogável, ele pode escolher por jogar ou colocar ela em sua mão. Um jogador pode optar por não jogar uma carta jogável da sua mão, entretanto deverá comprar uma carta. Caso decida jogar, deverá jogar a carta recém comprada.
Quando o jogador ficar com apenas uma carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então aquele jogador deverá comprar duas cartas.
As cartas de ação modificam essa ordem natural e devem ser usadas estrategicamente.

Cartas de Ação

“Compra duas cartas”

O próximo jogador deve comprar duas cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas jogam com a regra cumulativa, ou seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”, ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e assim por diante.

“Salta”

O próximo jogador perde o seu turno.

“Inverte”

A ordem é invertida de horária para anti-horária e vice-versa.

“Muda de cor”

O jogador escolhe uma cor e o próximo a jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.

“Muda de cor e compra 4”

Parecida com a “Muda de cor”, só que o próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha de descarte.
Se a pessoa afetada pela carta achar que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4” deverá comprar 4 cartas de punição. Caso contrário, o jogador afetado primeiramente deverá comprar 6 cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).

Pontuação

O primeiro jogador a se livrar de todas as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual à soma das cartas de seus adversários. As cartas têm a seguinte pontuação:
·                            Cartas com números de 0 à 9 : Valor da carta.
·                            “Compre duas cartas”: 20 pontos;
·                            “Salta”: 20 pontos;
·                            “Inverte”: 20 pontos;
·                            “Muda de cor”: 50 pontos;
·                            “Muda de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;

Onde comprar o jogo UNO®

Você pode procurar pelo jogo em qualquer loja de brinquedos, pois como é um jogo muito famoso, existe grandes chances de você encontrar por lá.
Caso você deseje comprar on-line, um bom local para se pesquisar é o Mercado Livre. Lá você deverá encontrar esse jogo de cartas por preços inferiores a R$ 15.

UNO® On-line

Caso você nunca tenha jogado UNO®, divirta-se jogando on-line em um dos jogos em flash listados a seguir:

Aviso

Este é um guia não-oficial de como jogar UNO® e baseado na regras do jogo em Inglês. Portanto é possível que existam diferenças entre as regras e nomes oficiais e estas aqui apresentadas.
UNO® é copyright Mattel, Inc.
Bibliografia:
  • Kaufman, Ana Maria e produção de textos e Ana Elena Rodrigues; trad. Inajara Rodrigues - Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.Escola leitura e produção de textos.
  • ·       DESCOBRINDO E INVENTANDO SEQUÊNCIAS - MATEMATICA - PEC  PROJETO ESCOLA E CIDADANIA -Editora do Brasil.
  •  Caderno do aluno: 5ª série/6º ano pág. 19 a 21 volume-1
  • Machado, José Nílsom: Medindo Comprimentos; 1998 - Editora: Scipione.
  • http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/sequencias/sequencias.htm



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