Plano de Aula: Melhor Gestão, Melhor
Ensino.
Autores: José Cláudio Pires, Marinéia Garbelotti do Prado, Elsa
Regina Duarte de Camargo, Regina Pereira da
Silva e Sandra Aparecida Bruno Prachedes.
Nome da Aula: Descobrindo e Investigando
Sequências.
Ano: 6º ano poderá ser adaptado para o Ensino Médio
Duração aproximada: Uma semana.
Materiais que serão usados: Uno (jogo), lápis,
folhas, marcadores de textos, etc.
Conteúdo: Sequências Numéricas,
Sequência é
sucessão, encadeamento de fatos que se sucedem.
É comum percebermos em nosso dia a dia conjuntos cujos
elementos estão dispostos em certa ordem, obedecendo a uma sequência,
exemplo, todos nós sabemos que o Brasil é penta campeão mundial de futebol e os
anos, em ordem cronológica, em que ele foi campeão mundial são: 1958, 1962,
1970, 1994 e 2002. Essas datas formam um conjunto com os elementos dispostos
numa determinada ordem.O estudo de sequência dentro da matemática é o conjunto
de números reais dispostos em certa ordem. Assim chamado de sequência
numérica.
Justificativa:
O trabalho inicialmente será informal,
conceituando. Com o tempo o aluno perceberá como a sequência, freqüentemente
será usada no seu cotidiano e compreender as vantagens de representar sequências
numéricas por leis matemáticas.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA:
Será utilizada situação prática:
·
Leitura: - História
em quadrinhos, textos instrucionais.
·
Escrita: - Produção
de pequenos textos, sequências numéricas nas frases de textos, descobrindo um
padrão.
·
Explorando sequência: - Você aprendeu? (apostila páginas 19 a 21).
·
Sensibilização:A origem do nome das notas <dó ré mi fá sol lá si>
·
Jogo-UNO® é um jogo de cartas
Habilidades:
·
Identificar sequências
numéricas.
·
Determinar padrões
nas sequências numéricas e, sempre que possível, aplicá-los na resolução de
problemas cotidianos.
Competências:
·
Compreender as
Ciências como construções humanas, entendendo como elas se desenvolvem por
acumulação, continuidades ou ruptura de paradigmas, relacionando o conhecimento
científico com as transformações da sociedade.
·
Identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre seqüências numéricas.
·
Analisar qualitativamente
dados quantitativos e representá-los no contexto socioeconômico científico ou
cotidiano em que participa.
·
Aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais na escola no
cotidiano e outros contextos relevantes à sua vida.
Etapas Previstas:
1. Exploração de diferentes atividades para identificar
sequência.
2. Diálogo com os alunos sobre os padrões de sequências.
3. Organização de textos em que participaram de leituras
e escritas. Serão lidas e exploradas suas sequências.
AVALIAÇÃO:
As
atividades serão desenvolvidas em duplas com orientação e supervisão. Ao final
das aulas, o aluno será capaz de:
·
Identificar sequências.
·
Capaz de
criar e registrar adequadamente sequências, descobrindo padrões.
Situação de
Aprendizagem:
Para
começar, Observe os quadrinhos desta tirinha do Calvin.
Etapa-01
OS
QUADRINHOS DESSA HISTÓRIA ESTÃO POSICIONADOS NA SEQUÊNCIA CORRETA? NUMERE-OS
MENTALMENTE: 1º, 2º, 3º E 4º PARA QUE A HISTÓRIA TENHA SENTIDO.
Uma sequência implica ordem. Em
nosso cotidiano, as ações obedecem a uma certa ordem. Por exemplo: - Você é capaz, de, mentalmente, colocar em sequência
suas principais ações do dia de hoje? É
lógico que tomar café da manhã vem antes de almoçar, que por sua vez, vem antes
de jantar.
A ordem dos
termos, frases e elementos que compõem uma sequência são importantes.
Etapa-02
Sequência: -
Texto Instrucional: Higiene das mãos.
Leitura e
Análise de Texto
- Quantas ações devem ser executadas para levar as mãos corretamente?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- O que deverá ser utilizada para a lavagem das mãos?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Numere as ações do texto de modo que estejam na ordem corretamente dos fatos:
·
( )
Enxágüe todo o sabão
·
( ) Esfregue bem as palmas
·
( )
Enxugue as mãos com toalha
·
( )
Molhe as mãos com água
Etapa-03
Descubra seu padrão?
Há uma seqüência numérica nessas frases. Descubra?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Etapa 04
Notas musicais, também é uma sequência
Notas musicais, também é uma sequência
Sensibilização
1.Origem do nome das notas
«dó ré mi fá sol lá si»
O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na
música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema
de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era
cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:
Ut queantlaxis,
Resonarefibris,
Mira gestorum,
Famulituorum,
Solve polluti,
Labiireatum.
Resonarefibris,
Mira gestorum,
Famulituorum,
Solve polluti,
Labiireatum.
Tradução: "Para que os teus servos possam
cantar as maravilhas dos teus actos admiráveis, absolve as faltas dos seus
lábios impuros".
Mais tarde ut foi substituído por do, sugestão feita por Giovanni BattistaDoni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para osolfejo, e foi adicionada a
sílaba si, como abreviação
de "Sante Iohannes"
("São João")
Etapa-05
Etapa 05
Jogar Uno
UNO® é um jogo de cartas mundialmente famoso
da Mattel. Sua jogabilidade é muito boa, o que com certeza vai lhe garantir
muita diversão.
A seguir listaremos as regras e
explicaremos o que você precisa saber para jogar UNO®.
Participantes
UNO® é recomendado para crianças e
adultos a partir de 7 anos de idade e número de jogadores pode variar entre 2 e
10 pessoas.
Baralho
Para jogar UNO® é necessário comprar um baralho
próprio para o jogo, um baralho criado pela Mattel. Esse baralho é composto por
108 cartas, sendo:
·
19
cartas vermelhas - de 0 a 9;
·
19
cartas amarelas - de 0 a 9;
·
8
cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
·
8
cartas “Salta” - duas de cada cor;
·
8
cartas “Inverte” - duas de cada cor;
·
4
cartas “Muda de cor”;
·
4
cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”
·
19
cartas verdes - de 0 a 9;
·
19
cartas vermelhas - de 0 a 9;
·
19
cartas amarelas - de 0 a 9;
·
8
cartas “Compra duas cartas” - duas de cada cor;
·
8
cartas “Salta” - duas de cada cor;
·
8
cartas “Inverte” - duas de cada cor;
·
4
cartas “Muda de cor”;
·
4
cartas “Muda de cor e compra 4 cartas”
Objetivo
Ser o primeiro jogador a fazer 500
pontos. Para fazer pontos, você deve livrar-se o quanto antes de todas as
cartas da sua mão e usar as cartas de ação para evitar que os adversários façam
o mesmo. A quantidade de pontos que você ganha é a soma dos números das cartas
dos oponentes.
Como jogar UNO®?
Para decidir quem começa, cada jogador
recebe uma carta do baralho. Aquele que receber a maior carta, começa o jogo.
Depois as cartas são embaralhadas e
cada jogador recebe 7 cartas.
O jogador que ficar à esquerda de quem
distribuiu as cartas começa a partida e o jogo segue no sentido horário.
As cartas que restaram são viradas para
baixo e formam a pilha de compras. A primeira carta
desse monte é virada para cima numa pilha ao lado - a
pilha de descarte.
Quando o jogador ficar com apenas uma
carta, ele deverá falar “UNO”. Caso ele não fale e outro jogador note, então
aquele jogador deverá comprar duas cartas.
As cartas de ação modificam essa ordem
natural e devem ser usadas estrategicamente.
Cartas de Ação
“Compra duas cartas”
O próximo jogador deve comprar duas
cartas e perde o seu turno. Algumas pessoas jogam com a regra cumulativa, ou
seja, caso o jogador que foi afetado tiver outra carta “Comprar duas cartas”,
ele pode jogá-la e o jogador seguinte a ele deverá comprar quatro cartas e
assim por diante.
“Salta”
O próximo jogador perde o seu turno.
“Inverte”
A ordem é invertida de horária para
anti-horária e vice-versa.
“Muda de cor”
O jogador escolhe uma cor e o próximo a
jogar deverá jogar uma carta da cor escolhida.
“Muda de cor e compra
4”
Parecida com a “Muda de cor”, só que o
próximo jogador deverá comprar 4 cartas e perde o seu turno. Essa carta só pode
ser jogada se o jogador não tiver nenhuma carta da mesma cor da carta da pilha
de descarte.
Se a pessoa afetada pela carta achar
que quem a jogou está “blefando”(ou seja, tem uma ou mais cartas da mesma cor
da pilha de descarte), o jogador deverá mostrar sua mão. Caso seja confirmado o
blefe, o jogador da “Muda de cor e compra 4” deverá comprar 4 cartas de
punição. Caso contrário, o jogador afetado primeiramente deverá comprar 6
cartas(4 originalmente da carta e mais 2 de punição).
Pontuação
O primeiro jogador a se livrar de todas
as suas cartas ganha uma quantidade de pontos igual à soma das cartas de seus
adversários. As cartas têm a seguinte pontuação:
·
Cartas
com números de 0 à 9 : Valor da carta.
·
“Compre
duas cartas”: 20 pontos;
·
“Salta”:
20 pontos;
·
“Inverte”:
20 pontos;
·
“Muda
de cor”: 50 pontos;
·
“Muda
de cor e compra 4 cartas” : 50 pontos;
Onde comprar o jogo UNO®
Você pode procurar pelo jogo em
qualquer loja de brinquedos, pois como é um jogo muito famoso, existe grandes
chances de você encontrar por lá.
Caso você deseje comprar on-line, um
bom local para se pesquisar é o Mercado Livre. Lá você deverá encontrar esse
jogo de cartas por preços inferiores a R$ 15.
UNO® On-line
Caso você nunca tenha jogado UNO®,
divirta-se jogando on-line em um dos jogos em flash listados a seguir:
Aviso
Este é um guia não-oficial de como jogar UNO® e baseado na regras
do jogo em Inglês. Portanto é possível que existam diferenças entre as regras e
nomes oficiais e estas aqui apresentadas.
UNO® é
copyright Mattel, Inc.
Bibliografia:
- Kaufman, Ana Maria
e produção de textos e Ana Elena Rodrigues; trad. Inajara Rodrigues -
Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.Escola leitura e produção de textos.
- · DESCOBRINDO E INVENTANDO SEQUÊNCIAS - MATEMATICA - PEC PROJETO ESCOLA E CIDADANIA -Editora do Brasil.
- Caderno do aluno: 5ª série/6º ano pág. 19 a 21 volume-1
- Machado, José Nílsom: Medindo Comprimentos; 1998 - Editora: Scipione.
- http://mdmat.mat.ufrgs.br/anos_iniciais/sequencias/sequencias.htm
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